REFERÊNCIAS bibliográficas

Abaixo segue a lista completa de referências bibliográficas do curso:


ALBERS, Josef. La interacción del color. Madrid: Alianza Editorial, 1985.

ALBERT, Leon Battista. Da Pintura. Tradução de MENDONÇA, Antonio da Silveira,

Campinas: Ed. Da Unicamp, 1989.

ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever. Tradução de DANESI, Antonio de Pádua.

São Paulo: EDUSP, 1999.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: Psicologia da visão criadora.

_______________. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

AUMOMT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em

comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São

Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Coleção Arte Moderna: Práticas e Debates. Vol. 1 Modernidade e modernismo: pintura

francesa no século dezenove. Vol. 2 Primitivismo, cubismo, abstração: o início do

século vinte. Vol. 3 Realismo, racionalismo, surrealismo: a arte no entre-guerras. Vol. 4

Modernismo em disputa: arte desde os anos quarenta.

BIRREN, Faber. Principles of color. Published by Schiffer Publishing, Ltd. PA, 1987.

_____________. History of color in painting. With new principles of color expression.

New York: Reinhold Publishing Corporation,1965.

FINLAY, Victoria. Color: A Natural History of the Palette. Unite the Estates of

American: Ballantine Books, 2002.

FRY, Roger. Visión y diseño. Argentina: Ediciones Galatea Nueva Visión, 1959.

GAGE, John. A cor na arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

_________.Colour and Culture. Practice and Meaning from Antiquity to Absraction.

Singapore: Thames and Hudson, 1993.

_________.Color and meaning. Art, science, e simbolism. California: University of

California Press, 1999.

GOETHE, Johann Wolfang. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura – vol. 9. O desenho e a cor. São Paulo:

Editora 34, 2007.

_____________________. A cor eloquente. São Paulo: Siciliano, 1994.

LYNTON, Norbert; SMITH, Alistair; CUMMING, Robert e COLLINSON, Diané. Looking

into paintings. Boston: Faber and Faber, 1985.

MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte: Henri Matisse. São Paulo: Cosac

Naify, 2007.

MAYER, Ralph. Manual do artista de técnicas e materiais. 5ª ed. São Paulo: Martins

Fontes, 1996.

PASTOUREAU, Michel. Black: The History of a Color. Princeton: Princeton University

Press, 2008.

____________________. Blue: The History of a Color. Princeton: Princeton University

Press, 2001.

PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.

SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. Curitiba: Ed. UTFPR, 2011.

SLOANE, Patricia. Primary sources: selected writings on color from Aristotles to

Albers. New York: Design Press, 1991.

SULTAN, Terrie. Chuck Close Prints: Process and Collaboration. Princeton: Princeton

University Press, 2003.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre as cores. Lisboa: Edições 70, 1977.

Catálogos e textos.

ARAÚJO, Olívio Tavares de. Volpi: o mestre de sua época. Curitiba: Museu Oscar

Niemeyer, 2007.

BAUME, Nigholas. Anish Kapoor: past, present, future. Boston: Institute of

Contemporary Art, 2008.

ELDERFIELD, John. Henri Matisse: A Retrospective. New York: The Museum of

Modern Art, 1993.

GULLAR, Ferreira. Cor, tempo e estrutura. 1960.

MESQUITA, Ivo. Beatriz Milhazes: pintura, colagem. São Paulo: Pinacoteca do

Estado, 2008.

ROSE, Bernice. Drawing now. The Museum of Modern Art, New York, 1976.

SCHIMMEL, Paul (org). Murakami. New York: Rizzoli International Publications, 2008.

STORR, Robert. Gerhard Richter: Forty years of painting. New York: The Museum of

Modern Art, 2002.