Abaixo segue a lista completa de referências bibliográficas do curso:
ALBERS, Josef. La interacción del color. Madrid: Alianza Editorial, 1985.
ALBERT, Leon Battista. Da Pintura. Tradução de MENDONÇA, Antonio da Silveira,
Campinas: Ed. Da Unicamp, 1989.
ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever. Tradução de DANESI, Antonio de Pádua.
São Paulo: EDUSP, 1999.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: Psicologia da visão criadora.
_______________. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
AUMOMT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em
comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São
Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Coleção Arte Moderna: Práticas e Debates. Vol. 1 Modernidade e modernismo: pintura
francesa no século dezenove. Vol. 2 Primitivismo, cubismo, abstração: o início do
século vinte. Vol. 3 Realismo, racionalismo, surrealismo: a arte no entre-guerras. Vol. 4
Modernismo em disputa: arte desde os anos quarenta.
BIRREN, Faber. Principles of color. Published by Schiffer Publishing, Ltd. PA, 1987.
_____________. History of color in painting. With new principles of color expression.
New York: Reinhold Publishing Corporation,1965.
FINLAY, Victoria. Color: A Natural History of the Palette. Unite the Estates of
American: Ballantine Books, 2002.
FRY, Roger. Visión y diseño. Argentina: Ediciones Galatea Nueva Visión, 1959.
GAGE, John. A cor na arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
_________.Colour and Culture. Practice and Meaning from Antiquity to Absraction.
Singapore: Thames and Hudson, 1993.
_________.Color and meaning. Art, science, e simbolism. California: University of
California Press, 1999.
GOETHE, Johann Wolfang. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura – vol. 9. O desenho e a cor. São Paulo:
Editora 34, 2007.
_____________________. A cor eloquente. São Paulo: Siciliano, 1994.
LYNTON, Norbert; SMITH, Alistair; CUMMING, Robert e COLLINSON, Diané. Looking
into paintings. Boston: Faber and Faber, 1985.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte: Henri Matisse. São Paulo: Cosac
Naify, 2007.
MAYER, Ralph. Manual do artista de técnicas e materiais. 5ª ed. São Paulo: Martins
Fontes, 1996.
PASTOUREAU, Michel. Black: The History of a Color. Princeton: Princeton University
Press, 2008.
____________________. Blue: The History of a Color. Princeton: Princeton University
Press, 2001.
PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. Curitiba: Ed. UTFPR, 2011.
SLOANE, Patricia. Primary sources: selected writings on color from Aristotles to
Albers. New York: Design Press, 1991.
SULTAN, Terrie. Chuck Close Prints: Process and Collaboration. Princeton: Princeton
University Press, 2003.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre as cores. Lisboa: Edições 70, 1977.
Catálogos e textos.
ARAÚJO, Olívio Tavares de. Volpi: o mestre de sua época. Curitiba: Museu Oscar
Niemeyer, 2007.
BAUME, Nigholas. Anish Kapoor: past, present, future. Boston: Institute of
Contemporary Art, 2008.
ELDERFIELD, John. Henri Matisse: A Retrospective. New York: The Museum of
Modern Art, 1993.
GULLAR, Ferreira. Cor, tempo e estrutura. 1960.
MESQUITA, Ivo. Beatriz Milhazes: pintura, colagem. São Paulo: Pinacoteca do
Estado, 2008.
ROSE, Bernice. Drawing now. The Museum of Modern Art, New York, 1976.
SCHIMMEL, Paul (org). Murakami. New York: Rizzoli International Publications, 2008.
STORR, Robert. Gerhard Richter: Forty years of painting. New York: The Museum of
Modern Art, 2002.