PRANCHAS e exercícios - 2016


Consistência ou diluição da tinta guache e mistura de cor:
Para diluir a tinta guache use um conta-gotas, godê e pequena espátula. Com a pequena espátula, retire do pote de tinta uma quantidade de cor e coloque-a no godê. Aos poucos, vá adicionando gotas de água, uma a uma, e mexendo com a espátula até chegar à consistência de mingau mole, quando com o auxílio de um pincel mergulhado na tinta, levanta-se o pincel verticalmente, a tinta forma a gota, mas demora um pouco para pingar.
Para a mistura de cores. Sempre inicie qualquer mistura de cores pela cor mais clara e vá adicionando a cor mais escura aos poucos até chegar ao tom desejado.
































Prancha 7: Cores Realistas - Copiar as áreas de cor da imagem do modo mais preciso possível (mantendo o tamanho, a forma e o contexto das cores)

Prancha 8: Ênfase em Contraste de Claro/Escuro (Aumentar o contraste de relações de claro /escuro observadas entre as áreas de cor) 

Prancha 9: Ênfase em Contraste Quente e Frio (Aumentar o contraste de relações quente/frio observadas entre as áreas de cor) 

Prancha 10: Cinzas Cromáticos 


Prancha 11: Ênfase em Contraste de Complementares (Aumentar o contraste de relações de complementaridade observadas entre as áreas de cor da imagem) 

Prancha 12: Cores Realistas (Realizar a cópia das áreas de cor da imagem após o estudo aprofundado da cor e das suas relações de contraste)


VELATURA: